quarta-feira, 28 de maio de 2008

Feliz Idade


Hoje, na hora do meu almoço, lá estava eu me arrastando até a praça de alimentação. Cara emburrada, corpo cansado, pensando nos mesmos dilemas da vida...

Mas, graças a Deus minha tediosa rotina foi quebrada, ao perceber um grupo bem considerável de idosos sorridentes. Achei muito "engraçadinha" a cena: as mesas estavam arrumadas em formato de um grande círculo e no meio havia espaço para a "pista de dança". Muitas flores e senhorinhas bem maquiadas, em seus vestidinhos de festa, e senhores em ternos e camisas de manga, dançando felizes ao som de Roberto Carlos a todo volume.

Não sei como, mas fui tomada pela idéia de que, o que pode parecer ridículo aos olhos de muitos, para aquelas pessoas aquilo era um momento mágico. Me censurei internamente, pelas vezes em que pensei numa fila de banco ou dentro de um ônibus cheio, o porquê dessas senhorinhas de passos lentos circulando pela rua, ao invés de estarem em casa, fazendo tricô ou comidinhas pros netos. E quem nunca se pegou cometendo esse pecado em momentos de impaciência?

De repente, o que eu via não era mais um monte de "velhotes emperequetados", e sim pessoas curtindo o lado doce da vida. E eu, com meus trinta e pouco anos, me senti muito mais velha do que qualquer um deles.

E meu lado sentimental falou mais alto. Meus olhos se encheram d'água, vendo cada rostinho feliz, imaginando quanta história cada um ali carrega. Muitos ali são invisíveis para a sociedade, até mesmo para a família, mas mesmo assim, transformam o fato de envelhecer em algo que pode ser prazeroso, e não um fardo pesado. A vida continua para eles, pois esta é a idade das recompensas de toda uma vida, a Feliz Idade.

Me sinto mais forte agora, pois acordei para a grande verdade: a de que ainda tenho muito que caminhar, aprender e errar pra depois acertar. Ainda tenho muito o que construir nessa vida. Sempre há tempo pra tudo, quando buscamos vivenciar a felicidade como um estado de espírito, e não como uma meta a se alcançar.





Ao meu pai, minha vovós e a todos que vivem essa Feliz Idade, o meu respeito e o meu carinho, pela coragem em encarar a vida sempre como uma doce descoberta, dia após dia...

18 Comments:

Jana said...

Que a gente chegue nessa idade assim!

beijos

Carla said...

Que tenhamos a chance de vivenciar isso tbem, né...
Bjus...

Ela said...

Eu também me arrepio diante de uma cena desta.

A gente começa a perceber os detalhes por detrás das imagens.
Isto é show

Anônimo said...

Espero chegar nessa idade e ainda assim ter vontade de viver muito, muito, muito.
Belo texto
Uma linda homenagem.

Anônimo said...

acho q toda fase da vida tem seus pesares e suas alegrias...
envelhecer é uma arte, e saber envelhecer com alegria é mto mais do q isso... eu nem saberia explicar
=)

Bia Longhini said...

Se todo mundo chegar à Feliz Idade assim poderemos dizer que valeu a pena!

Adorei o texto!

BIC said...

Sim,

Qdo queremos sempre há tempo para recomeçar ! A vida nos dá essa chance todos os dias, horas e minutos e a vida é muitoo mais do que podemos ver !!

Bjss

Joice Worm said...

Trabalho com os "mayores" como diz aqui em España. E tenho aprendido muito com eles. Mas infelizmente, faço o trabalho de ponta de linha... ou melhor, fim de vida. E não imaginam como é triste, ver as pessoas tentarem agarrar a vida sem poder fazer nada... E no final, despedir-se com tranquilidade.
Por isso, eles tem mesmo que aproveitar toooooooooooda a vida. Da melhor maneira possível!!
Um forte abraço da Joice!

Unknown said...

oi gurias!!!!!
Eu também quero ser estas velhinhas bem faceiras e emperequetadas..hahahahaha
Adoro vê-los ..são tão faceiros e verdadeiros....

beijão

Dani faxina

Eduardo Trindade said...

Bom da vida é que a gente pode descobrir e (re)descobrir(-se): descobrir a felicidade e o sentido que há nos pequenos gestos, nossos ou de outras pessoas; descobrir novas maneiras de tornar nossa essa felicidade.
Abraços!

Lulu on the sky said...

Espero tb chegar a essa idade com esse pique.
Big Beijos

Anônimo said...

Eu me emocionei com cenas destas por diversas vezes nas minhas idas ao Rio. Lá, os "velhinhos" TÊM vida antes da morte, definitivamente. Nos bares, e até mesmo nas boates eles se misturam com os jovens e se divertem até mais do que eles. É algo bonito de se ver. E eu, toda vez imaginava, quanto tempo meus avós tinham perdido ficando na frente da televisão após a aposentadoria. Que todos nós tenhamos a oportunidade de aprender com os "velhinhos" que hoje em dia vivem MUITO mais do que nós.

Beijocas

O Profeta said...

Teus olhos são sóis adormecidos
Perdidos no profundo da noite
Luzeiros na procura da aurora
Que viajam sem rumo ou norte

Procuram a ironia do tempo
Os gritos que um rosto apregoa
Uma taça de ouro frio
O tempo que uma alma magoa


Boa semana


Doce beijo

Unknown said...

Envelhecer não é de todo ruim, depende como se encara, ser um idoso é acima de tudo ter muita experiência de vida, e ser como esses que você viu, é melhor ainda, espero que a gente chegue lá assim também rsssss
bjs

Anônimo said...

Temos que inventar um ditado:
Quanto mais velha melhor!!!

Unknown said...

Meninas saudades!!

Estava sem pc, mas já to de volta, vou aproveitar par ler tudo e conferir o que perdi,rsrsrsr...beijos mil

Bill Falcão said...

Nós também seremos assim um dia, Bia! Seremos felizes assim?
Bjoooooooossssssss!!!!

Anônimo said...

Já percebeu que as velhinhas talvez nem desconfiassem que alguém achava ridículo elas saírem assim e ainda mais pra dançarem Roberto Carlos e mais, que somos muitos os que pensamos assim,mesmo que mudando esse pensamento feio!)?Elas são felizes justamente porque,pelo tempo,experiência..aprenderam a fazer o que lhes dava prazer,sem viver em função de outras opiniões,como a gente faz quando é mais jovem.
A gente vai chegar lá assim sim. Só depende da gente.Bens e felizes!!
Bjs :)