terça-feira, 8 de abril de 2008

hd loves hb


Essa semana, recebi um email enviado por Haagen-Dazs.com sobre um assunto que me deixou bem triste: o desaparecimento de um dos mais importantes insetos na face da Terra, as Abelhas. A princípio, pensei que esse fosse um problema somente enfrentado pelos apicultores do EUA. Porém, depois de uma pequena pesquisa na Internet, descobri que muitos países da Europa, o Canada e Taiwan já registraram perdas significativas em suas colméias. Esse fenômeno foi batizado de desordem do colapso das colônias. No Brasil, ainda não foi constatado oficialmente e acredita-se que a redução de abelhas em território nacional pode estar associada a vários fatores. Apesar disso, uma audiência pública já foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir o problema.

E no que isso realmente nos afeta?

Segundo o site da HD, as abelhas são responsáveis pela polinização de mais de um terço de tudo o que comemos. Ou seja, “a maior importância das abelhas na natureza está na realização da polinização, fecundação das plantas que consiste em levar o grão de pólen de uma flor a outra, permitindo eficiência na fecundação, evitando "consangüinidade" e garantindo a perpetuação das espécies vegetais. A polinização significa maior produção de frutos, sementes e diversidade do material genético produzido.”(abena.wikispaces.com)


O desaparecimento de nossas amiguinhas representa um grande risco para o suprimento de frutas, vegetais e nozes do nosso Planeta.


Ninguém conseguiu ainda explicar as causas desse fenômeno. E alguns países, inclusive o Brasil, já decidiram unir esforços para tentar desvendar esse mistério. Mais informações sobre a Campanha da Haagen Dazs, no site:
http://helpthehoneybees.com . Lá você também pode criar a sua própria “honeybee” e enviar a seus amigos alertando sobre o problema.

2 Comments:

dani said...

Ih, na minha casa todo dia entrava uma abelha! descobriram uma colméia no poste de luz e acharam que acabaram com ela! Coitadinhas! beijo

Thais said...

Existem varias teorias para o fato, inclusive o uso de pesticidas. O que é mais incrível é que não estão sendo encontradas nem abelhas mortas. É como se elas estivessem fugindo, mas ninguém sabe pra onde. Elas abandonam a sua rainha e desaparecem. Vai ver se revoltaram, entraram em greve, viraram sindicalistas rsrss