sexta-feira, 25 de abril de 2008

Levantado do chão

Acho que todos já ouviram falar no caso do padre que se perdeu na costa de Santa Catarina após tentar voar preso a balões de gás. Segundo reportagens, algumas horas após sua decolagem ele teria pedido ajuda pelo celular: “-Graças a Deus estou bem de saúde, consciência tranqüila, está muito frio aqui em cima, mas está tudo bem. Eu preciso entrar em contato com o pessoal para que eles me ensinem a operar esse GPS aqui para dar as coordenadas de latitude e longitude que é a única forma que alguém por terra possa saber onde eu estou. O celular via satélite fica saindo fora da área e, além do mais, a bateria está enfraquecendo”.
Essa declaração pra mim foi bombástica. E no momento em que todos os holofotes da imprensa estão voltados para o caso Isabella, este é um assunto que não me sai da cabeça: O que teria levado um padre a fazer isto? Como alguém sai voando por ai preso a balões de aniversário de criança e ninguém faz nada? Por que não ligar direto para o “pessoal” que poderia ajudá-lo ao invés de ficar gastando o resto de sua bateria ? E o pior, para que carregar um GPS se nem ao menos sabia usá-lo?

Isso é como se jogar de pára-quedas e não saber como abri-lo, é como se atirar no mar e não saber nadar, é como estar numa pista de corrida a 200 por hora e não saber onde fica o pedal do freio... É algo tão inconseqüente e por si só inconcebível, ainda mais para um padre. Não pelo espírito aventureiro, mas pela irresponsabilidade mesmo. Não sou contra esportes radicais, pelo contrário, já fiz escalada, rapel e ainda sonho em voar de asa delta. O que me deixou estarrecida foi a total falta de preparo para o feito.

Sou completamente a favor que as pessoas realizem seus sonhos, seja ele dar a volta ao mundo num barco, escalar o kilimandjaro ou subir a escadaria da Penha. Aceito que elas queiram correr riscos (morar no RJ já é um risco), mas é preciso o minimo de preparo para que a aventura não se transforme em tragédia. Uma vez li uma frase do Giovane, jogador de vôlei : “Planejar a realização dos sonhos e buscar conhecimento para isso é fundamental para quem deseja vencer.” . Acho que diz tudo.

Bom, agora que o leite já foi derramado, só nos resta rezar para que a aventura do padre não passe de um susto, que milagres realmente aconteçam e que ele seja encontrado com vida.

13 Comments:

Ana said...

Adorei o comentário no meu post ehehehhe
Muito triste isso,hein...foi uma bobagem.Pra esse tipo de desafio,tem que haver uma preparação.
Beijos

Jana said...

Concordo com vc, ainda mais que vi que ele saiu pro vôo em um dia de céu fechado e chuva... realiza a inrresponsabilidade?

Beijo

Beth said...

Minha querida
Sou piloto de parapente e há um ditado muito certo no vôo livre: CB no ar, piloto no bar. CB são aquelas nuvens densas de tempestade que emanam raios e gelos. Visite meu blog de vôo livre (http://livrevoo.blogspot.com) que ali eu coloquei alguns textos informativos. Mas, veja bem...ele foi irresponsável em voar naquelas condições e sem o conhecimento de um gps, ou variometro. Espero que esse caso abra um precedente para que as autoridades - ANAC - verifique o quanto de irregularidades há no esporte radical.
Espero que ele seja encontrado com vida...
Beijos
...........
Deixei um presentinho para vocês no meu espaço.

Unknown said...

Vim dar oi prá Lola..e achei a casa cheia.
Oi pessoal!
Sou a Dani faxina.
Sim..faxinas com música é melhor...e convido vcs prá ir lá...

beijos

Pennelope said...

kkakakakkaak

Um padre que saiu voando num paraquedas?

ouvindo isso parece história pra boi dormir..

o que? 37 havaianas??

Pennelope said...

ja nao aguento mais esse caso dessa menina..

Anônimo said...

esse padre é um palhaço...
tadinho, acho q ele morreu mesmo
=/

Luiza Lima said...

Eu não sei o que passou na cabeça dele... acho que queria ficar mais perto de Deus! rss

Obrigada pelos parabéns!

um beijo

Bia Longhini said...

É.. e pelo jeito não vai ter um final feliz não.. já suspenderam as buscas!
Maaaaas... tomara que ele esteja vivo pra contar a história! ;D

Unknown said...

Ihh essa do padre eu não sabia!

Aff!

Thais Coimbra said...

Hehe, também concordo que esse padre se meteu numa furada sem tamanho...
E, pô, até blog ele tem, hehehe: http://padrevoador.wordpress.com/

Esse povo se diverte com a desgraça alheia. :)

Ah, obrigada por linkar a Filombeta. A Moça já tá lá linkada também. ;)

Bjs

Anônimo said...

Algum tempo antes, tinha visto uma matéria com o padre, falando sobre seu projeto de ficar 20h voando com os balões. Parecia uma criança; ele contava que sempre gostou de esportes radicais e essa era uma forma de trazer a juventude para a igreja. Agora, infelizmente, continua desaparecido.

Ela said...

Olha, o Padre que me perdoe, direitos de realizar maluqices a parte, mas sair voando preso a balões sem saber operar absolutamente nada e ainda escolher um dia de chuva...Sinceramente não poderia resultar em boa coisa.

Sonho complicado de se realizar.


Você está linkada lá nos rastros , lá só tem gente fera.